domingo, 18 de maio de 2008

Sobre Theatro São Pedro



Com sol forte e sem vento nenhum, o tempo em Porto Alegre no Abril ainda como o verão. Fui tantas vezes ao centro,os prédios ,as ruas, são tão conhecidas para mim.Mas,esta vez do passeio foi diferante,reconheci a capital gaúcha,Porto Alegre.
O que mais impressionado é Theatro São Pedro,pois foi minha primeira vez entrei o.É tanto gracioso que estava com um pouquinho nervoso e muita curiosidade.O hall
não é grande, tem um modelinho do Theatro São Pedro antigo.Atravessa o hall,entra a sala de show com três andares ,pode ver as carteiras vermelhas e luz cheque. O palco é pequeno,não como os palcos modernos que podem caber um show de cem pessoas.Mas não se importa,a história dele é suficiente.
Depois de visitar a sala de show,subi escada ao segundo andar,o cheiro de café cheia a sala.Vi algumas pessoas sentando em ciclo , tomando o café e conversando. Parece era um reunião de arte.Além de cafétaria,no segundo andar também tem um palquino e um piano.Na parede,há fotos pretas e brancas das pessoas famosas.
Gosto muito do Theatro São Pedro,por que ele é historico mas com uma aparência ordinário.É um lugar vc não deve perder!
Mariana-Jiang Wen

Teatro São Pedro


Theatro São Pedro fica na Praça da Matriz,no centro da cidade.Foi construído no dia 27 de junho de 1858,na época que Porto Alegre denomeado de Província do São Pedro.
Este ano é aniversário de 150 anos da fundação dele,agora Theatro está restauração,mas no setembro,terá muitos enventos,tipo espétaculos ,shows e exposições de artistas de vários países.
Theatro São Pedros é um arquiteto gracioso com estilo neoclássco,se transformou um multipalco no ano 2002,teatro italiano,teatro oficina,sala de corpo de baile,sala para entrevistas,sala para ensaios,restaurante,cafeteria,lojas,estaciomente,etc.
Você não deve perder este lugar historico e moderno.

Mariana-Jiang Wen

domingo, 11 de maio de 2008

Rio Guaíba




Quando eu peguei linha turismo pela primeira vez,estava nublado.
O vento do Guaíba tava frio, com sabor de Inverno.
O rio estava cinzento.Mas eu fiquei muito contente.
Foi a primeira vez que vivi fora do país,tudo mundo foi novo para mim,e também o Guaíba.
Quarta-feira,visitei POA novamente na linha turismo.
É o mesmo horário com o da primeira vez.
Mas foi diferente totalmente.
Eu vi o sol esta vez,brilhando, dourado.
Os raios do sol embutiram no rio, são fragmentário de diamentes.
O vento uivando está contando a beleza do Guaída.
Agora só resta sossego no fundo do coração.
Eu adoro esta paisagem.
Eu adoro a aparência desta cidade.
Eu adoro o que eu vi aqui,o que eu ouvi aqui, e o que eu me senti aqui.
Obrigada o lindo Guaíba!
Obrigada a vida aqui no POA!
Obrigada todas coisas aqui por me dar este estado de ânimo!


(Simone,chinesa,Email:xj.norky@hotmail.com)

sexta-feira, 9 de maio de 2008

usina do gasômetro( Lucas da China)







BLOG:Usina do gasômetro
A usina era uma termoelétrica, inaugurada em 1928, que foi transformada, pela prefeitura, em um centro cultural. Sua chaminé tem 107 metros, e com certeza você não tem a mínima intenção de a escalar.
Usina do gasômetro é sempre muito maravilhoso na minha visão por causa da sua altura e a sua localização especial. Provavelmente, alguém vai pensar na outra chaminê do shopping total. Mas para mim, a chaminé da usina do gasômetro é o ponto turístico mais marcante entre as duas.

Dependendo do horário em que chegar, você poderá escolher entre duas alternativas. A primeira é sentar em um dos bancos ao lado da usina e assistir ao pôr-do-sol. A segunda é fazer um passeio de barco pelo Guaíba. O barco "Noiva do Caí" faz passeios pelo rio que saem do ancoradouro ao lado da Usina.

Eu tinha passeado pela usina do gasômetro por várias vezes quando cheguei em POA. Uma vez foi quando estava passeando com o meu amigo no feriado. Naquele momento, vistamos à exposição de RBS cinquenta anos ao lado desta chaminé. Depois nós fazemos uma viagem de barco no Rio Guaíba. Nós estávamos surpreendios pela paisagem aparecendo na nossa vista. A cidade Porto Alegre foi totalmente diferente do que a gente imaginava. Os prédios são bem arrumados e a chaminé se destaca entre os prédios. Com o sol briliante, a cidade no rio ficava cada vez mais charmosa e atraente.
Esta vez, viajando pela usina do gasômetro, me fez muito respeito para olhar a chaminé. Por que a chaminé é muito parecida com um soldado na sentinela e guardando a cidade porto alegre para sempre. Mesmo que a onda do rio Guaíba sempre cresça, a usina do gasômetro nunca mudará. Ou seja, esse ponto de turístico pode representar o orgulho dos gaúchos, a altura dele pode mostrar a coragem deles para confrontar a dificuldade e criar a vida perfeita.
Como eu viajei por linha de turismo com pressa esta vez, não dá para tirar fotos com calma. Por isso, queria colocar uma que eu tirei a última vez junto com as outras.
Lucas(China)

um passeio para o centro(Lucas da China)


Uma viagem curta para o centro foi muito maravilhosa. Fomos para vários pontos turísticos,tais como a praça da Matriz, Palácio Farroupilha,Casa Cultura de Mario Quinta,Mercado Público e Fontes Talavera de La Reina. Conhecemos muito sobre a construção da cidade Porto Alegre e a história desta cidade através da narração muito excelente de guia turístico.
Mas entre todos os pontos turísticos, o ponto que me chamou mais atenção foi o monumento à Julio de Castilhos. Este monumento mostra a vida do governador Castilho de período diferente. Especialmente, uma estátua de Castilho mais velha imita a obra mais famosa do artista francês Rodan. Isto foi por que a cultura de cidade porto alegre foi influênciada profundamente pelo Poltivismo.( uma influência de filosofia da França). Este monumento também mostra uma imagem de tumulto dos cidadões que siginifica a sua expectativa para a liberdade, mas lá abaixo tem um dragão com asa que sempre está pronto a engolir os cidadões. Isso foi o imperador naquela época. Em cima tem uma deusa de liberdade que mostra uma parte religiosa dos cidadões.
Ao lado desse monumento,tem o palácio judiciário,o palácio executivo, o palácio legislativo, a igreja de estilo italiano e muitas outras construções de estilos diversos antigos. Mas o monumento fantástico erguido se destaca entre todas as outras arquiteturas com o seu brilho especial de cultura e história. Foi bem marcante. Quando estávamos tirando as fotos, podíamos ver as crianças jogando futebol ao lado do monumento. Com um dia ensolarado, parecia que o monumento renasceu com mais energia e juventude.



Lucas (China)